Unordered List

sexta-feira, 15 de julho de 2011

NUFOP E NULTEC REPRESENTARÃO A UNEB – DCHT – CAMPUS XVI – NO XI CONGRESSO PAULISTA E NO I CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EM SÃO PAULO


Cenilza Pereira Santos - UNEB

O DCHT – CAMPUS XVI – UNEB – Irecê-Ba, através do Núcleo de Formação de Professores – NUFOP e Núcleo de Estudos de Linguagem e Tecnologias – NULTEC, sendo o primeiro coordenado pela professora Cenilza Pereira dos Santos, doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação – FACED/UFBA.
A referida profissional vem realizando pesquisas sobre a formação de professores nos cursos de licenciatura da UNEB, especialmente no campus XVI, onde é seu locus de atuação de pesquisa, bem como de atividades de extensão, tanto com comunidade acadêmica quanto com a comunidade local. A sua participação em evento científico dessa natureza reflete seu compromisso com a pesquisa científica, sobretudo, no campo da formação de professores.
O resultado dessa dedicação foi o reconhecimento da comunidade científica de uma das mais respeitadas universidades públicas do país, Universidade Estadual Paulista – UNESP – São José do Rio Preto – SP, organizadora do XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores e I Congresso Nacional de Formação de Professores. Estes eventos científicos acontecerão na cidade de Águas de Lindóia – São Paulo, no dias 15, 16 e 17 de agosto de 2011, momento em que as maiores autoridades em educação e formação dos educadores do país discutirão abordagens teóricas, práticas e metodológicas, bem como questões relacionadas aos recursos tecnológicos aplicados à educação e à formação de professores.
No que diz respeito às tecnologias, em especial, as tecnologias da informação e comunicação TIC - o DCHT – Campus XVI – Irecê – Ba, conta com as atividades de pesquisa e extensão realizadas pelo NULTEC – ora coordenado pelo também doutorando, professor Robério Pereira Barreto, aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação – FACED/UFBA.
O professor Barreto, desde seu mestrado desenvolve pesquisa em Linguagem e Tecnologias, tendo como locus de atuação as escolas e as lan houses das cidades da microrregião de Irecê. O fruto dessa inquietação acadêmica tem gerado produções científicas de grande significado. A mais recente aprovação é a comunicação oral a ser realizada nos congressos citados acima. Neste trabalho o mestre Barreto apresentará à comunidade científica nacional, parte de suas compreensões a respeito do papel das TIC no cotidiano educacional das escolas de Irecê, quando da audição de depoimentos de estudantes e professores, a respeito da potencialidade da internet na constituição de uma educação linguística contemporânea.
Alegra-nos, enquanto direção saber que o nosso DCHT – conta com dedicados e dinâmicos pesquisadores, sobretudo quando suas produções científicas são reconhecidas pela comunidade científica de universidades centrais do Brasil.

Colegas, parabéns! Continuem firme em seus estudos e pesquisas e contem sempre conosco.


Direção do DCHT – Campus XVI.

0 comentários:

Postar um comentário