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terça-feira, 9 de agosto de 2011

III CONGRESSO BAIANO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA – III CBEI

Acontecerá de 30 de outubro a 1º de novembro de 2011 no Centro de Convenções em Salvador- Bahia. Maiores informações no site http://www.3cbei.ufba.br/.

O III CONGRESSO BAIANO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA – III CBEI terá como tema gerador: “PRÁTICAS, FORMAÇÃO E LUGARES”. Em virtude da ampliação de sua abrangência acadêmica e científica, incorpora, a partir deste ano de 2011, o I SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA - I SBEI. Esse evento vem atender a demanda existente entre os pesquisadores e professores das Universidades Públicas do estado da Bahia, que são as responsáveis pela sua organização e realização, a saber: UFBA, UFRB, UEFS, UNEB, UESC e UESB.O CONGRESSO BAIANO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA tem sido um espaço de referencia plural, aberta e multidisciplinar, no qual é debatida a heterogeneidade de ideias, conceitos, experiências e ao mesmo tempo, congrega um esforço coletivo para documentar os debates sem, contudo, ajustar-se a um discurso oficial estabelecido, e contribuir para a transformação da educação especial/ inclusão educacional e social. Pretende se manter como um espaço privilegiado de socialização do conhecimento, de troca de saberes e de perspectivas e questionamentos para novas investigações.Nesta terceira edição, o Congresso, enfoca questões que tem permeado as políticas públicas e a inclusão educacional: a Formação de Professores, as práticas pedagógicas e sociais que afetam a pessoa com necessidades educacionais especiais e os lugares de oferta do atendimento a essas pessoas, destacando-se a escola inclusiva e o Atendimento Educacional Especializado - AEE. Discute as mudanças de paradigmas porque passa a Educação Especial, numa perspectiva inclusiva, o que vem demandando da comunidade escolar, fomentar ações inovadoras, inter e transdisciplinares, que promovam práticas pedagógicas adequadas. em diferentes lugares/espaços educativos. Nessa nova realidade, destaca-se a importância da construção de redes criativas e flexíveis entre educação formal, representado pelo espaço escolar e as diferentes possibilidades de Atendimento Educacional, num contexto de rápidos avanços tecnológicos e de comunicação.


Objetivos: 
Socializar o conhecimento por meio da produção, disseminação e publicação de experiências e pesquisas sobre a questão da "inclusão / exclusão" das pessoas com deficiência;
 Discutir questões epistemológicas, conceituais, a abordagem política, cultural e ética de práticas pedagógicas: O quê? Como? Onde? Quando? Por que? 
Documentar, analisar e socializar as práticas cotidianas, institucionais, formais e informais de Apoio Educacional Especializado; 
Analisar questões teórico-práticas das políticas educativas e práticas na formação de professores, numa perspectiva inclusiva;
 Divulgar experiências sobre processos de inclusão: escola, família, comunidade, redes de apoio, arte, desporto e trabalho. 

Eixos Temáticos: 

Políticas Públicas de Inclusão;
 Práticas Inclusivas no Ensino Superior;
 Educação Inclusiva na Educação Básica;
Acessibilidade e Tecnologia Assistiva;
Trabalho e Deficiência;
 Formação de Professores;
Atendimento Educacional Especializado;
 Saúde e Educação;
 Abordagens Metodológicas de Pesquisa em Educação Inclusiva .


Categoria
    Até5/8/2011  
  Até5/9/2011   
 Até20/10/2011       

Estudante  
 R$ 100,00    R$ 130,00   
R$ 160,00      
 Profissional    R$ 150,00    R$ 195,00   R$ 240,00  
     
Grupo de profissionais (mais de 10)    R$ 125,00    R$ 165,00    R$ 190,00       
Grupo de estudantes (mais de 10)    R$ 80,00    R$ 110,00    R$ 140,00      
Educação Inclusiva, Arte e Cultura 


Prazos:
Inscrição de participante: 20/07/11 a 20/10/11 
Submissão de atividade: 21/07/11 a 30/08/11 
Avaliação de atividade: 21/07/11 a 09/09/11 

Observações: 
Haverá inscrição para minicurso, no valor de R$20,00 (vinte reais) 
Cada participante só poderá se inscrever em um minicurso. 
A submissão de trabalho só poderá



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