Unordered List

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Campus de Irecê discute desafios do professor na contemporaneidade

Wânia Dias
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação


O professor precisa se assumir como autor e ator de seu trabalho.”
A observação foi feita por Roberto Sidnei Macedo, professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que ministrou a conferência de abertura do I Seminário Identidade e Docência, realizado pelo Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XVI da UNEB, em Irecê, no final do mês passado. 
300x200_2
Professor da Ufba ministrou a conferência de abertura do evento. Fotos: Divulgação
Macedo abordou o tema A docência na contemporaneidade: identidade, desafios e perspectivas, e apontou os principais elementos que dificultam o trabalho do professor na sala de aula.
Para o conferencista, não é fácil colocar em prática o papel autoral do docente quando ele precisa lidar diariamente com situações que envolvem drogas, violência e desestruturação familiar.
O seminário, que aconteceu no campus, contou ainda com mesas-redondas, palestras e apresentação de painéis.
Outros destaques da programação ficaram para as apresentações de João Rocha, diretor do departamento do Campus XXIV, em Xique-Xique, e de Carla Liane Nascimento, gerente da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UNEB.
Os palestrantes abordaram os temas A construção da identidade docente nos cursos de formação de professores e A relação extensão universitária e educação básica, respectivamente.
publicoooooo
Seminário contou com mais de 200 participantes, entre professores e estudantes de graduação e pós
“Alcançamos o nosso objetivo, que era discutir de forma ampla e democrática a construção da identidade do professor, além de refletimos juntos sobre o exercício da profissão”, pontuou a professora Cenilza Pereira, coordenadora da iniciativa.
O seminário contou com mais de 200 participantes. As atividades foram direcionadas a professores de todos os segmentos de ensino e a estudantes de graduação e pós-graduação.
“A comunidade docente participou em massa do seminário, principalmente os professores da educação básica. Ficamos extremamente satisfeitos com o resultado”, comentou a coordenadora.
Uma nova edição do evento já está sendo organizada. A previsão é de que aconteça em maio de 2012 com foco para o tema Trabalho docente e formação de professores: novos desafios e perspectivas.

Fonte: www.uneb.br

0 comentários:

Postar um comentário