Unordered List

sábado, 19 de novembro de 2011

Coords. acadêmicos: Bites (Prograd) quer excelência na matrícula web

Formação em gestão acadêmica reuniu profissionais dos 24 campi (8)

Gestores dos 24 campi participaram do treinamento em Salvador. Fotos: Anderson Freire/Ascom
O desafio de unificar as atuações das coordenações acadêmicas nos 29 departamentos da UNEB e a busca pela excelência nos índices da matrícula web.
Esses foram assuntos abordados na palestra do pró-reitor de Graduação (Prograd) da UNEB, José Bites, que deu início às atividades do novo encontro de Formação em Gestão Acadêmica na manhã de hoje (18), no Hotel Vila Velha, em Salvador.
bites
Pró-reitor quer unificar atuações nas coordenações acadêmicas dos 29 departamentos da UNEB
A solução para a unificação, segundo o pró-reitor, está na organização de um regimento interno de coordenação acadêmica. “É a forma de definir a diferença entre a competência do colegiado e da coordenação acadêmica para não haver confusão de atribuições”, disse.
José Bites avaliou ainda os avanços tecnológicos no processo de matrícula, que desde 2010 é realizado pelo estudante por meio da internet.
“O mundo mudou e, por isso, precisamos saber utilizar a tecnologia para que possamos prestar serviços como emissão de diploma e matrícula com maior agilidade”, pontuou o gestor, citando que no segundo semestre de 2010 cerca de 10 mil alunos realizaram a matrícula pela internet. “Esse número já subiu para 15 mil, no segundo semestre deste ano”, completou.
selma
Selma Rejane lembrou que os discentes levavam até uma semana para concluir o processo de matrícula

Pré-matrícula web

Com o objetivo de agilizar o planejamento nos departamentos, a Prograd vai oferecer, a partir do semestre letivo 2012.1, a pré-matrícula web.
“Essa etapa vai otimizar o trabalho dos coordenadores acadêmicos. Estamos buscando soluções gerais para nossos problemas”, observou José Bites.
Selma Rejane, coordenadora acadêmica do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) do Campus III (Juazeiro), lembrou que, no modelo da matrícula anterior, feito manualmente, os estudantes levavam até uma semana para se matricularem. “Tinha aluno que, às 5h, já estava na fila de espera para realizar o procedimento”.
jussaraaaaaaaa
Jussara Duarte: “Preenchíamos ficha de matrícula em três vias com carbono. Era trabalhoso”
Jussara Duarte, coordenadora do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus III,endossou as palavras da colega de trabalho: “Era mesmo uma grande fila que se formava. E, em meio a ela, preenchíamos a ficha de matrícula em três vias (rosa, branca e amarela) com carbono. Era trabalhoso”.
A formação, realizada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UNEB, por meio da Secretaria Geral de Cursos (SGC), reuniu coordenadores acadêmicos dos 24 campi da universidade. O evento contou com apoio da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP).
Nos próximos dias 5 e 6 de dezembro a Prograd promove, também na capital, uma nova formação acadêmica, dessa vez para os coordenadores de colegiado dos cursos de graduação da universidade.

fonte:www.uneb.br

0 comentários:

Postar um comentário