Unordered List

NULTEC

 

Durante os dias 6 a 9 de junho 2011, aconteceu no Rio de Janeiro o VI Seminário Internacional de Redes Educativas e as Tecnologias, organizado pela ProPeD, - Programa de Pós-graduação em Educação, da UERJ, Universidade Estadual do Rio de Janeiro. O seminário que há 10 anos vem acontecendo, recebeu graduandos, mestres e doutores de diversas partes do país e do mundo.
Giomara Machado / Graduanda em Letras
O NULTEC, Núcleo de Estudos de Linguagens e Tecnologias da UNEB – Campus XVI – Irecê esteve representado pela graduanda do curso de Letras, 8º período, Giomara Machado (Foto ao lado), a qual teve seu trabalho orientado pelo Profº Ms./Doutorando Robério Barreto, aprovado para este evento.
A Diretora Helga Porto envidou esforço para que a universidade do estado da Bahia, como esperado, desse os apoios necessários a discente para que ela representasse o DCHT – Campus XVI – Irecê-Ba, divulgando trabalho de pesquisa produzido no NULTE do campus XVI – Irecê-Ba. É bom salientar a importância que O NULTEC vem demonstrando com a realização de pesquisas voltadas para a produção de Linguagens nos ciberespaço e nas escolas de Irecê e Microrregião.
Sem dúvida a Direção do DCHT XVI tem proporcionado aos acadêmicos que realizam pesquisa no NULTEC a divulgação de seus trabalhos em Seminários e Congressos Nacionais e Internacionais, onde acontece a troca de conhecimentos e o reconhecimento do departamento como locus de produção de pesquisa.
Reforça-se e destaca mais uma vez o empenho da Diretora, professora Helga Porto na concessão dos apoios de transporte e ao orientador professor doutorando Robério Barreto, pelos incentivos na escolha do tema de pesquisa, bem como na pacientes e significativas orientações.

  

 

ESTUDANTE DE LETRAS E PARTICIPANTE DO NULTEC REPRESENTÁ A UNEB – DCHT – CAMPUS XVI – EM CONGRESSO INTERNACIONAL EM PORTO ALEGRE

 
O DCHT – CAMPUS XVI – UNEB – Irecê-Ba, através do Núcleo de Estudos de Linguagem e Tecnologias – NULTEC, coordenado pelo professor Robério Pereira Barreto, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação – FACED/UFBA tem sua participação garantida em congresso científico internacional fora da região nordeste.
Patricia de S. Barreto - Graduanda em Letras UNEB
Este realização se à dedicação aos estudos e atividades acadêmicas realizados pela estudante do curso de Letras de nosso Departamento, Patrícia de Souza Barreto que, sob orientação do professor Barreto, nos representará em congresso internacional sobre corpo, gênero e sexualidade.
O professor Barreto, desde sempre incentiva, orienta e desenvolve juntos com seus orientados, participantes do NULTEC, pesquisas em Linguagens e Tecnologias, tendo como locus de atuação as escolas das cidades da microrregião de Irecê. O fruto dessa inquietação acadêmica desse profissional e de seus estudantes tem gerado produções científicas significativas para nosso departamento. A mais recente conquista dos participantes do NULTEC é a aprovação do trabalho da estudante do curso de Letras, Patrícia de Souza Barreto em co-autoria com o seu orientador, professor Barreto é interessante destacar que, desde o início do curso, Patrícia Barreto vem sendo orientanda para pesquisa sobre linguagens através da Teoria da Análise do Discurso. Neste trabalho, a autora apresentará à comunidade científica nacional e internacional, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre – RS, parte das suas compreensões de algumas categorias da Análise do Discurso aplicadas ao estudo da linguagem literária na obras de Dalton Trevisan e Marques de Sade.
Enquanto direção do DCHT – Campus XVI – UNEB – Irecê nos alegra perceber que nossos estudantes, juntamente com professores-pesquisadores do DCHT, têm suas produções cientificas reconhecidas pelos pares acadêmicos de outras instituições universitárias de outras regiões do país.
Isto só reforça o nosso pensamento de que temos que desenvolver através de grupos e núcleos de ensino, pesquisa e extensão a convergência e o diálogo entre colegas as linhas de pesquisa dos Colegiados e, em especial a inclusão efetiva de estudantes, porque acreditamos que nestes “meninos” e “meninas” existem potenciais acadêmicos e científicos a serem desenvolvidos.
Patrícia e Professor Robério Barreto, parabéns!
Direção do DCHT – Campus XVI.

NULTEC PARTICIPA DO VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: práticas/teorias sociais na contemporaneidade

O Núcleo de Estudos de Linguagens e Tecnologias – NULTEC – criado em 2009, e aprovado no Conselho Departamental do DCHT – Campus XVI – Irecê com o objetivo de congregar pesquisadores nas áreas de linguagens e tecnologias, sobretudo, profissionais que tenham projetos voltados às demandas educacionais da Irecê e Microrregião.

Foto/fonte:Robério
O Coordenador do Núcleo de Estudos de Linguagens e Tecnologias – NULTEC – UNEB – Campus XVI – Irecê, Professor Robério Pereira Barreto, Mestre em Educação e Contemporaneidade pela PPGEduc/ UNEB e doutorando em Educação pela FACED/UFBA, tem trabalho resultante de pesquisa e reflexões teóricas aprovado para apresentação no VI Seminário Internacional As redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade, organizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ e que acontecerá no período de 06 a 09 de junho de 2011, na referida Universidade, na cidade maravilhosa, Rio de Janeiro.
O Nultec agrega estudantes dos cursos de Letras e de Pedagogia do DCHT – Campus – XVI, bem como professores das redes públicas de ensino de Irecê e Microrregião, com os quais, Professor Barreto discute suas reflexões de pesquisa.
Entre estes participantes se destaca a graduanda em Letras, do já citado departamento; Giomara Gomes Machado Rocha que, orientada pelo Mestre Barreto, pesquisa sobre os gêneros digitais nas escolas públicas de Irecê que teve seu trabalho também aprovado no mesmo congresso. Diga-se de passagem, Giomara Rocha cada vez mais se constitui pesquisadora da cibercultura e do letramento na web. Ano passado, em Recife, apresentou a primeira parte de suas pesquisas no Simpósio de Hipertexto, na Universidade Federal de Recife. Agora, é ou seria a vez do Rio de Janeiro.
Foto/fonte: Robério

Espera-se que a Uneb como Universidade que produz conhecimentos científicos dê os apoios necessários aos pesquisadores para representá-la no cenário acadêmico e científico nacional, divulgando as pesquisas que acontecem nos seus núcleos de pesquisa espalhados pela Bahia.

 

 

 

 ________________________________________________

CONVITE

Prezados acadêmicos,

A partir da próxima quinta-feira, 07 de abril, das 9 às 11h e dai 15 às 17h retomaremos as atividades do NULTEC - Núcleo de Linguagem e Técnologia - DCHT - XVI - com a leitura das obras: Escrita, Leitura e inclusão digital, de Dino Del Pino e Educação e novas tecnologias: esperanças ou incertezas? de Juan Carlos Tedesco. Os interessados podem se inscrever no NUPE - Núcleo de  Pesquisa e Extensão - DCHT - XVI. Participantes que cumprirem a carga conforme a legislação educacional, 75% de presença e produzirem textos: ensaios, artigos ou resenha relacionados com a discussão e as obras citadas, serão certificados.